Siga
  • Curta nossa página no Facebook
  • Nos envie um Twitter
  • Veja-nos no Instagram
  • Silvio Messias e Inês Isabel

PlayMonday – Care and Fun


Vocês conhecem o "PlayMonday – Care and Fun"?

Não?! Ah! Talvez conheçam o "PlayMonday", não?

Bem, o "PlayMonday" é um projeto criado por nosso amigo Cláudio Thebas em parceria com outro amigo nosso, o Daniel Nascimento. Começou a ser pensado como um projeto em 2012, mas oficialmente foi lançado em agosto de 2015. A base do “PlayMonday é uma brincadeira coletiva que acontece em qualquer parte do mundo. O objetivo é surpreender alguém (na rua, no trabalho, etc) com uma brincadeira que pode ser jogar bola, dançar com balões, brincar com aviões de papel, corrida de saco. Enfim, o único requisito é que seja uma brincadeira de bom trato, ou seja, nada que possa ridicularizar, nem fazer a pessoa que irá brincar passar vergonha. Tudo isto, tal como o nome do projeto diz, acontece uma segunda-feira por mês (normalmente na última segunda-feira). Ah! Verdade, "Monday" quer dizer segunda-feira, mas isto já sei que vocês conheciam.

Além de brincar é preciso que se registre o momento de alguma forma, com o celular, ou o que estiver à mão no momento e depois, publicar nas redes sociais com a hashtag #PlayMonday para que desta forma seja possível haver uma partilha com o mundo inteiro. Isto porque o projeto já aconteceu em 8 países, neste momento com regularidade em dois (Brasil e Portugal) e 100 cidades das quais 4/5 cidades fazem sempre todos os meses.

Agora que já sabe um pouco de toda história, vamos ao "PlayMonday – Care and Fun".

Nossa amiga Inês Isabel, lá de Portugal, conheceu o "PlayMonday" através das redes sociais e começou a pensar que seria interessante que os utentes da Instituição onde trabalhava pudessem ter uma segunda-feira por mês com instantes transformados.

Ela conversou com o Cláudio (aquele nosso amigo do Brasil que começou a brincadeira) e entre dos dois decidiram que o melhor seria criar um blog onde se relataria toda esta experiência, uma vez que nem sempre poderíamos filmar devido à privacidade dos utentes e família.

E foi assim que o "PlayMonday" foi adaptado à realidade de uma Instituição de Saúde e surgiu o "PlayMonday – Care and Fun", que também é o nome do blog da Inês (a nossa amiga portuguesa) e desde 2015, todos os meses surpreendem os pacientes de sua instituição com uma brincadeira.

Este mês eles fazem 2 anos! Que tal passar lá para lhes dar os parabéns!?

"E estes são sempre instantes muito benéficos para os utentes… todos sabemos que em meio hospital é muito difícil convencer alguém a brincar, por todos os motivos que pesam quando a saúde falha e nos obriga a depender de outros para as actividades de vida diárias mais básicas. Persuadir alguém nesta situação (independentemente da sua idade) a se "distrair"/brincar pode ser muito complicado por diversos motivos: apatia, depressão, dor, desorientação, alterações motoras, etc.

Mas quando os utentes estão distraídos a brincar, as dores acabam por atenuar um pouco já que nem só de medicação se faz o alívio da dor porque quando nos divertimos, a nossa química cerebral também ajuda, libertando substâncias que contribuem para o bem-estar físico e alívio da dor."

Palavras de Inês Isabel (notaram o sotaque?)

Quer saber mais?

"PlayMonday – Care and Fun" que começou na Unidade de Longa Duração e Manutenção de Ferreira do Alentejo já se expandiu para mais 3 Instituições de Saúde:

  • Unidade de Media Duração e Reabilitação da Fundação Joaquim António Franco – Casével

  • Unidade de Cuidados Continuados Egas Moniz - Avanca

  • Estrutura Residencial para Pessoas Idosas Dr. Egas Moniz - Avanca

Veja todos os PlayMonday’s no blog: http://playmondaycf.blogspot.pt/

PlayMonday – Transformadores de Instantes: http://www.playmonday.com.br/

E de quebra, o Olhar do Palhaço teve uma matéria especial no blog da Inês, confira clicando aqui!

#PlayMonday #Amigos

40 visualizações
Contato Olhar do Palhaço

WhatsApp

+55 (11) 97630-3872 (Brasil)

+351 96 840-5997 (Portugal)

Nos envie um e-mail

Siga-nos

 

  • Curta nossa página no Facebook
  • Nos envie um Twitter
Olhar do Palhaço