Nossos Pilares

 

Atuamos em quatro campos de ação distintos: educacional, corporativo, artístico e social. Nossa missão é ingressar nestas esferas com o espírito, filosofia e cultura da arte do palhaço e promover a qualidade de vida de todas as pessoas envolvidas, valorizando os aspectos saudáveis de cada encontro.

Liceu de palhaços
SUA CARREIRA COMO PALHAÇO COMEÇA AQUI!

Os segredos da arte do palhaço foram durante muitos anos, mantidos como um segredo profissional. Não há muito tempo atrás, no circo, este oficio era transmitidos apenas entre pais e filhos, ou então para artistas que já cansados pela idade, de suas disciplinas físicas (acrobatas, trapezistas, contorcionistas, etc) se tornavam palhaços, uma vez que seus corpos já não tinham tanto vigor. De qualquer forma, sempre dentro de uma lona, entre famílias tradicionais.

Foram há apenas algumas décadas que um diminuto número de precursores se incumbiram do ensino da arte, entre eles, Jacques Lecoq, Philippe Gaulier, Annie Fratellini, e Roger Avanzi.

Da mesma forma, o “Olhar do Palhaço” pretende dar àqueles que querem seguir carreira artística, ou então apenas “brincar” com o seu palhaço, ferramentas para ajudar a entender e aprofundar em aspectos técnicos e estéticos desta arte milenar.

 

Uma iniciativa para transmitir o espírito, a filosofia e o conhecimento da arte do palhaço ao maior número de pessoas possível, e desta forma, contribuir para o crescimento da presença da figura do palhaço e o que ela representa em toda a sociedade.

 

Nossas oficinas são ministradas por artista profissionais com larga experiência na linguagem artística do palhaço.

Rir é coisa séria
UMA EMPRESA ALÉM DE SEU TEMPO, EM BUSCA DE CRIATIVIDADE, ASSERTIVIDADE E ESPÍRITO DE EQUIPE!

Se sua empresa passa por problemas, o Olhar do Palhaço vai até ela para entender o que se passa e pensar numa solução.

Utilizando a arte do palhaço, nós criamos soluções empresariais para treinamento de equipes em busca de uma organização coesa, criativa e inspiradora. Transformamos a sua comunicação em algo acessível e interessante.

 

Aulas, palestras, planejamentos estratégicos, posicionamentos de sua empresa, novos produtos: vamos direto aos pontos chave para que a mensagem fique muito clara e seja plenamente absorvida.

 

Desenvolvemos a vivência ideal para que sua equipe experiencie o problema e assim encontre a solução:

 

  • Inovação

  • Presença

  • Imprevisibilidade

  • Respeito

  • Flexibilidade

  • Gestão de conflitos

  • Motivação

  • Confiança

  • Integração

  • Cooperação

  • Sinceridade

  • Resiliência

  • Integração de culturas diferentes

  • Consciência

  • Sustentabilidade

  • Liderança (liderar e ser liderado)

  • Competição (nivelar o grau de competição interna)

Circo Teatro Dona Gertrudes
PESQUISA, REGISTRO E TRANSCRIÇÃO DA DRAMATURGIA CLÁSSICA DE PALHAÇOS DE TODO O MUNDO.

O Circo Teatro Dona Gertrudes, é o núcleo artístico do Olhar do Palhaço. Um centro de estudo com a intenção de aperfeiçoar o saber, imaginação e interpretação, por meio da pesquisa empírica transmitida de geração a geração. Um registro detalhado de jogos de cena de palhaços tradicionais, na busca do resgate de uma arte tão antiga como a própria arte.

Toda pesquisa cênica realizada pelo Circo Teatro Dona Gertrudes é registrado e transcrito com o propósito de criação de acervo bibliográfico sobre a arte do palhaço. Uma forma de assegurar material dramatúrgico para as gerações futuras.

Este material reunido é publicado como domínio público no site de nosso núcleo educacional, o Liceu de Palhaços.

Uma contribuição do Olhar do Palhaço para todos os estudantes e estudiosos desta arte.

 

Além do material de cena, estudamos a estrutura cômica pela qual a dramaturgia dos palhaços é construída e com base em tais estudos, registros são feitos para que os amantes desta arte possam gerar novos materiais de qualidade. Uma nova pedagogia que está nascendo de nossos estudos com a desejo de fortalecer a arte do palhaço para as novas gerações.

Um olhar para o social
TRABALHAR COM CRIANÇAS SEMPRE FOI UMA CAUSA NOBRE. 
EM SE TRATANDO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS, MUITAS VEZES, AO CRIAR SORRISOS, FAZEMOS MAGIA!
Um Olhar para o Hospital São Paulo

De um lado, a figura insensata do palhaço. Do outro, o hospital, onde a precisão é elemento de suma importância. Horários devem ser cumpridos à risca: visitas, medicação, procedimentos, banhos, etc. O maquinário presente não deixa esquecer onde estamos nem por um minuto. Passos apressados de médicos e enfermeiros surgem do inesperado.

É na disparidade destes dois universos contraditórios e separados, que o palhaço trabalha no hospital, focando os aspectos saudáveis, as possibilidades que o mundo médico lhe oferece, subvertendo a realidade hospitalar e se apresentando como especialista em todas as especialidades. Oferecendo à criança a oportunidade de dizer “não” num mundo onde não tem este direito. Não pode negar o medicamento, o tratamento, a doença.

Assim, o palhaço oferece ao paciente a oportunidade de “viajar para bem longe” desde o instante em que entra pela porta de seu quarto. O palhaço constrói em conjunto, uma nova realidade baseada nas ideias e na criatividade da cena que surge na totalidade deste encontro. 

 

Além da preocupação artística, há uma intensa preocupação com a humanização hospitalar e baseada na vivência de cada palhaço, cria-se integração e proximidade com a equipe multidisciplinar do hospital através de nossa linguagem artística.

Nossa proposta é contribuir e facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais, sobretudo às crianças temporariamente inabilitadas ou mesmo aquelas crianças que passaram toda a vida internadas e nunca puderam ter a oportunidade de estar em um teatro. Apoiamos a valorização e difusão das manifestações culturais através da arte milenar do palhaço.

 

A atuação de nosso projeto é realizada por uma dupla de artistas profissionais que utilizam a linguagem do palhaço, em dias pré-determinados, estabelecendo uma rotina de trabalho e criando um vínculo linear com paciente e equipe profissional do hospital. 

As visitas sempre acontecem leito a leito, visando à qualidade de vida das crianças, familiares e profissionais dos hospitais. A dupla de palhaços viabiliza o exercício da autonomia e da criação espontânea através de jogos, cenas e brincadeiras com os pacientes visitados, permitindo assim o controle, ainda que temporário, da condição de internação em que se encontram. 

 

O Olhar do Palhaço assume o compromisso de promover alegria por meio da arte, possibilitando o acesso à sociedade como um direito social.

Apenas uma pequena amostra...
Quer saber mais ou discutir sobre novos trabalhos >>
Contato Olhar do Palhaço

WhatsApp

+55 (11) 97630-3872 (Brasil)

+351 96 840-5997 (Portugal)

Nos envie um e-mail

Siga-nos

 

  • Curta nossa página no Facebook
  • Nos envie um Twitter
Olhar do Palhaço