O Olhar do Palhaço

                                              Programa Nacional de Cultura 153.225 (2017)
Programa Nacional de Cultura 177.288 (2018)
Programa Nacional de Cultura 183.400 (2019)
Colabore com o Olhar do Palhaço

O projeto "Um olhar para o Hospital São Paulo" faz parte do Programa Nacional de Cultura do Ministério da Cultura e consiste na visitação de duplas de artistas profissionais (na qualificação de palhaços), com foco de atuação na ala pediátrica. Indiretamente, também atende funcionários do hospital, profissionais da saúde, pais e acompanhantes das crianças internadas. 

Objetivos
  • Inserção da arte do palhaço em ambientes hospitalares visando à promoção da qualidade de vida através do programa de humanização desenvolvido para crianças e familiares; 

  • Promoção do intercâmbio artístico e fomentação da troca de experiências entre profissionais de arte e da instituição que atende o projeto; 

  • Realização, através da arte do palhaço, de atividades de pesquisa e produção de novos conhecimentos, métodos e ações de trabalho que possibilitem o aperfeiçoamento artístico na atuação dentro dos hospitais e demais áreas. 

Intervenções Artísticas

A atuação de nosso projeto é realizada por uma dupla de artistas profissionais que utilizam a linguagem do palhaço, em dias pré-determinados, estabelecendo uma rotina de trabalho e criando um vínculo linear com paciente e equipe profissional do hospital.

As visitas sempre acontecem leito a leito, visando à qualidade de vida das crianças, familiares e profissionais dos hospitais. A dupla de palhaços viabiliza o exercício da autonomia e da criação espontânea através de jogos, cenas e brincadeiras com os pacientes visitados, permitindo assim o controle, ainda que temporário, da condição de internação em que se encontram.

A visita dos artistas possibilitam o deslocamento da rotina hospitalar do ponto de vista do paciente, permitindo que o estímulo aos aspectos saudáveis possa ser valorizado.

Tal deslocamento de rotina para os pacientes tende a agregar no cotidiano da equipe de enfermagem, já que respeita os procedimentos técnicos rotineiros e ameniza a estadia do paciente, tornando mais acessível e sociável o contato de ambas as partes. O Olhar do Palhaço assume o compromisso de promover alegria por meio da arte, possibilitando o acesso à sociedade como um direito social.

Os resultados observados após as visitas dos artistas é a disponibilidade para a relação social, melhor aceitação do tratamento oferecido, amenização das angústias de pais e responsáveis e principalmente a alegria dos envolvidos.

Para o período deste projeto, as intervenções artísticas acontecerão nas alas pediátricas do Hospital São Paulo (UNFESP).

Quem faz parte de nosso elenco:

Apoio Cultural:
Lei de Incentivo à Cultura
Hospital São Paulo
BR Partners Banco de Investimentos
Ministério da Cultura
Contato Olhar do Palhaço

WhatsApp

+55 (11) 97630-3872

Nos envie um e-mail

Siga-nos

 

  • Curta nossa página no Facebook
  • Nos envie um Twitter
Olhar do Palhaço

©2018 por Olhar do Palhaço